SOCIOLOGIA - 9° ANO / COLÉGIO IBITURUNA (Ens. Fundamental II).
SOCIOLOGIA - 2° ANO / COLÉGIO IBITURUNA (Ens. Médio)
CULTURA / DIVERSIDADE CULTURAL
Em  todo  universo  cultural,  há  regras  que  possibilitam  aos  indivíduos  viver  em sociedade; nessa perspectiva, cultura envolve todo o cotidiano dos indivíduos. Assim, os seres  humanos  só  vivem  em  sociedade  devido  à  cultura.  Além  disso,  toda  sociedade humana possui cultura. A função da cultura, dessa forma, é, entre outras coisas, permitir a adaptação  do  indivíduo  ao  meio  social  e  natural  em que  vive. 
 É  por  meio  da  herança cultural que os indivíduos podem se comunicar uns com os outros, não apenas por meio da linguagem, mas também por formas de comportamento. Isso significa que as pessoas compreendem  quais  os  sentimentos  e  as  intenções  das outras  porque  conhecem  as regras  culturais  de  comportamento  em  sua  sociedade. Por  exemplo,  gestos  como  rir, xingar,  cumprimentar,  assim  como  os  modos  de  vestir ou  comer  indicam,  para  outras pessoas do grupo tanto a posição social de um indivíduo quanto seus sentimentos, mas apenas  porque  quem  interpreta  seus  gestos  e  sua  fala  possui  os  mesmos  códigos culturais.  É  por  isso  que,  ao  depararmos  com  uma  pessoa  de  cultura  diferente,  podem acontecer  confusões  e  mal-entendidos,  como  um  cumprimento  ser  considerado  rude  ou uma roupa ser considerada imprópria. O desentendimento provém do choque cultural, do contato  entre  duas  culturas  distintas.  Isso  pode  acontecer  entre  indivíduos  ou  entre sociedades inteiras, nesse caso provocando transformações em ambas as sociedades. É o  caso  do  confronto  entre  as  culturas  indígenas  e  europeias  depois  da  conquista  da América, ou entre a cultura islâmica e a ocidental hoje.
É  por  meio  da  herança cultural que os indivíduos podem se comunicar uns com os outros, não apenas por meio da linguagem, mas também por formas de comportamento. Isso significa que as pessoas compreendem  quais  os  sentimentos  e  as  intenções  das outras  porque  conhecem  as regras  culturais  de  comportamento  em  sua  sociedade. Por  exemplo,  gestos  como  rir, xingar,  cumprimentar,  assim  como  os  modos  de  vestir ou  comer  indicam,  para  outras pessoas do grupo tanto a posição social de um indivíduo quanto seus sentimentos, mas apenas  porque  quem  interpreta  seus  gestos  e  sua  fala  possui  os  mesmos  códigos culturais.  É  por  isso  que,  ao  depararmos  com  uma  pessoa  de  cultura  diferente,  podem acontecer  confusões  e  mal-entendidos,  como  um  cumprimento  ser  considerado  rude  ou uma roupa ser considerada imprópria. O desentendimento provém do choque cultural, do contato  entre  duas  culturas  distintas.  Isso  pode  acontecer  entre  indivíduos  ou  entre sociedades inteiras, nesse caso provocando transformações em ambas as sociedades. É o  caso  do  confronto  entre  as  culturas  indígenas  e  europeias  depois  da  conquista  da América, ou entre a cultura islâmica e a ocidental hoje.
Além  dessas  características,  é  preciso  ressaltar  que  todas  as  culturas  têm  uma estrutura própria, todas mudam, todas são dinâmicas. Assim, não é possível falarmos de povos sem história, porque tal fenômeno significaria a existência de uma cultura que não passasse por transformações ao longo do tempo, algo que hoje tanto a História quanto a Antropologia  refutam  veementemente.  Também  a  noção de  culturas  "atrasadas"  é obsoleta,  pois  para  considerarmos  uma  cultura  atrasada  teríamos  de  julgá-la  segundo  o parâmetro de "adiantamento" de outras  sociedades, o que não é possível. Outro  dado a considerar é que as culturas estão sempre em interação, pois nenhuma cultura é isolada. Há trocas culturais e influências mútuas em todas as sociedades. Nesse sentido, se todas as culturas são dinâmicas e mudam ao longo do tempo, todas as sociedades são também históricas,  independentemente   de   serem  tribos,   bandos   de   caçadores-coletores   ou grandes Estados.
Fonte: http://www.igtf.rs.gov.br 
 
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