21 de Fevereiro de 1945, A Conquista de Monte Castello.
Imagem gerada
em Computação gráfica tirada do documentário "O Lapa Azul", mostrando
uma reconstrução de Monte Castello aos olhos dos soldados brasileiros
que subiram através da Cota 887. |
As lutas entre tropas brasileiras e norte-americanas e tropas do Eixo começaram nessa região em 25 de Novembro de 1944. 3 Ataques foram organizados para conquistar as linhas alemães, que se estendiam por 4 importantes morros: Castelnuovo, Belvedere, Monte Castello e Monte Della Torraccia.
Monte Castello era o principal desses 4 morros. Por ser o mais alto, as tropas alemães e italianas estacionadas lá serviam como observadores para a Artilharia, quem bombardeava sem descanso os soldados em suas "tocas de raposa" (Fox's Holes).
Em 21 de Fevereiro foi organizado o 4º último assalto a essa linha defensiva. Toda a FEB foi mobilizada para essa empreita, tendo o 1º Regimento de Infantaria como a "ponta de lança" do ataque, tendo apoio de companhias de morteiros e metralhadoras pesadas de outros R.Is brasileiros e tendo, no flanco esquerdo, atacando o Belvedere, unidades da 10ª Divisão de Infantaria de Montanha norte-americana.
A linha inteira do Eixo entrou em colapso após a queda de Monte Castello e após a tentativa inefetiva de tropas alemãs de retomar o morro.
Com essa linha de defesa caída, praticamente não ouve mais resistência alemãs contra as tropas aliadas, tirando exceções como Montese.
FONTE: HISTÓRIA ILUSTRADA (https://www.facebook.com/HistoriaIlustrada)