21 de Fevereiro de 1945, A Conquista de Monte Castello.
| Imagem gerada
em Computação gráfica tirada do documentário "O Lapa Azul", mostrando
uma reconstrução de Monte Castello aos olhos dos soldados brasileiros
que subiram através da Cota 887. |
As lutas entre tropas brasileiras e norte-americanas e tropas do Eixo começaram nessa região em 25 de Novembro de 1944. 3 Ataques foram organizados para conquistar as linhas alemães, que se estendiam por 4 importantes morros: Castelnuovo, Belvedere, Monte Castello e Monte Della Torraccia.
Monte Castello era o principal desses 4 morros. Por ser o mais alto, as tropas alemães e italianas estacionadas lá serviam como observadores para a Artilharia, quem bombardeava sem descanso os soldados em suas "tocas de raposa" (Fox's Holes).
Em 21 de Fevereiro foi organizado o 4º último assalto a essa linha defensiva. Toda a FEB foi mobilizada para essa empreita, tendo o 1º Regimento de Infantaria como a "ponta de lança" do ataque, tendo apoio de companhias de morteiros e metralhadoras pesadas de outros R.Is brasileiros e tendo, no flanco esquerdo, atacando o Belvedere, unidades da 10ª Divisão de Infantaria de Montanha norte-americana.
A linha inteira do Eixo entrou em colapso após a queda de Monte Castello e após a tentativa inefetiva de tropas alemãs de retomar o morro.
Com essa linha de defesa caída, praticamente não ouve mais resistência alemãs contra as tropas aliadas, tirando exceções como Montese.
FONTE: HISTÓRIA ILUSTRADA (https://www.facebook.com/HistoriaIlustrada)