domingo, 27 de setembro de 2015

SOCIOLOGIA: MIGRAÇÕES (CONCEITOS BÁSICOS)

SOCIOLOGIA: 

3° Ano - Turmas A e B (Ensino Médio)
2° Ano - Turmas A e B (Ensino Médio)
1° Ano - Turmas A, B e C (Ensino Médio)
9° Ano - Turmas A, B e C (Ensino Fundamental)
Ibituruna TOP (Pré-Vestibular)

MIGRAÇÕES (CONCEITOS BÁSICOS)

As migrações são um fenômeno que existe desde sempre, tanto por parte dos animais que migram à procura do seu alimento e abrigo, como por parte dos humanos que fazem o mesmo processo à espera de encontrar melhores condições de vida, o que nem sempre acontece.

Na sua origem, pode referir-se as migrações, nos tempos pré-históricos, do Homo Erectus, seguidas das do Homo Sapiens, mobilizando-se por todos os continentes.

O homem parece estar constantemente à procura de novos horizontes. No passado, milhões de europeus e asiáticos migraram para todas as partes do mundo, conquistando e povoando continentes como a América, a Oceania e a África.

Sob a forma de conquista e colonização, as migrações humanas, afetaram grandes épocas da história, transformando todo o mundo, por exemplo, a queda do Império Romano no Ocidente, a pré-história e a história da povoação da Austrália e Américas.

Ultimamente, tem-se verificado a migração espontânea de milhões de pessoas de quase todas as partes do mundo em direção à Europa e até mesmo à Ásia, essas migrações acontecem, porque um grande número de indivíduos regressa aos países de origem dos seus antepassados.

Milhares de brasileiros, argentinos, ucranianos, etc, migraram nos últimos anos, devido à crise econômica que os seus países atravessam, sobretudo em direção à Europa e à América do Norte. 

As razões que explicam as migrações são incalculáveis (político–ideológicas, étnico–raciais, profissionais, econômicas, catástrofes naturais etc.), no entanto as razões econômicas predominam. A grande maioria das pessoas migra em busca de melhores condições de vida.

Todo o ato migratório apresenta causas repulsivas, o indivíduo é forçado a migrar, devido a problemas políticos, perseguições, guerras etc., e/ou atrativas, acontece quando as pessoas vivem em países nos quais não há boas condições de vida e de trabalho, são atraídas rumo a países desenvolvidos, como Estados Unidos, países da Europa desenvolvida e Japão.

A integração dos imigrantes nas sociedades de acolhimento é um processo complexo e multifacetado, este processo de interação, ajustamento e adaptação mútua entre imigrantes e a sociedade de acolhimento, pelo qual ao longo do tempo, as comunidades recém-chegadas e a população dos territórios de chegada formam um todo integrado.

Antes da Segunda Guerra Mundial, as principais áreas de repulsão populacional eram a Europa e a Ásia, estas migrações eram causadas por fome, guerras, epidemias, perseguições políticas e religiosas, enquanto as principais áreas de atração eram a América e a Oceania, por sua vez estas migrações eram causadas por colonizações, pelo crescimento econômico, possibilidade de enriquecimento etc.

Entretanto, devido ao acentuado desenvolvimento do Japão e da Europa no período pós – Guerra, essas áreas tornam-se importantes focos de atração populacional, além, é claro, dos EUA, que sempre foram e continuam a ser uma sociedade atrativa.

Além das migrações externas que implicam a movimentação de milhões de pessoas anualmente, existem também as migrações internas, movimentos populacionais de variados tipos, que acontecem no interior dos diferentes países de todo o mundo.

Dentre as diversas migrações internas, existem:

. Êxodo Rural – Deslocamento de pessoas do meio rural (campo) para o meio urbano (cidade). Ocorre principalmente nos países subdesenvolvidos (Haiti, Iêmen, Somália etc.) e sobretudo naqueles que experimentam um processo de industrialização acelerado.

. Transumância – Migração periódica (sazonal) e reversível (ida e volta) determinada pelo clima.

. Migração Interna – Deslocamento feito dentro de um mesmo país. O indivíduo que realiza este movimento é conhecido como migrante.

. Migração Externa – Deslocamento feito entre os países. Ao sair o indivíduo fica conhecido como emigrante, ao entrar ele será conhecido como imigrante.

. Migrações Diversas – Entre zonas rurais, entre áreas urbanas, migrações em direção às áreas de descobertas de minerais, migração de fim de semana entre outras.

Os fluxos populacionais foram incrementados a partir do desenvolvimento do sistema de transportes (Rodoviário, Hidroviário, Ferroviário e Aéreo) e das telecomunicações, que ofereceram maior mobilidade às pessoas em todo o mundo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem fora do país de origem.

A maioria das migrações internacionais ocorrem pela busca de trabalho. As principais correntes migratórias advêm de Latino-Americanos, Africanos e Asiáticos em direção aos EUA, Europa e Japão. Os trabalhadores migrantes enviam dinheiro para a sua terra de origem, algumas estimativas revelam que eles movimentam anualmente cerca de 58 milhões de euros, o Brasil, por exemplo recebe anualmente cerca de 2,8 mil milhões de euros, enviados por brasileiros que vivem no exterior.

Outra situação onde encontramos a migração internacional é quando falamos do fluxo de refugiados, indivíduos que sofrem perseguições de ordem política, religiosa ou étnica. Na década de 1970, havia cerca de 2,5 milhões de refugiados, hoje esse número chega aos 25 milhões, consequentes de acontecimentos geopolíticos como: o fim do socialismo, a diminuição de ajudas financeiras e humanitárias e principalmente pela expansão do fundamentalismo Islâmico.

São considerados migrantes refugiados cerca de 25 milhões de pessoas, que foram obrigadas a deixar os seus lares devido a problemas ambientais, como desflorestação, desertificação, erosão dos solos e desastres químicos e nucleares.

As origens dos refugiados são as mais variadas, mas na generalidade possuem algumas características que se assemelham à origem dos países subdesenvolvidos, nos quais o rendimento per capita médio está abaixo de 500 euros e existe um grande índice de analfabetismo, existem também governos de ditadura que violam os direitos humanos de determinada porção de população, características que vão de encontro a perseguições políticas e torturas, extermínio étnico e discriminações religiosas e culturais.

Por fim, existe um fluxo, neste caso não é negativo, o turístico, neste os indivíduos são motivados pela busca de lazer, cultura e religião, esse processo motiva a comercialização de viagens em grande escala a um custo mais reduzidos (pacotes de viagens), mas este tipo de fluxo não chega à carteira de toda a população, mas sim a uma pequena parcela.

Fonte: http://www.notapositiva.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário