quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

HOJE NA HISTÓRIA - 22 de Janeiro de 1808: 206 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil.


A vinda da Corte Portuguesa para o Brasil deu-se em razão pois Portugal não aderiu ao bloqueio continental imposto ao Reino Unido pelos franceses. Portugal corria o risco de ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte.

Com uma escolta inglesa, quatorze navios aportaram trazendo 15 mil pessoas, dentre elas, a Corte Portuguesa. Com isso, a abertura dos portos para as nações amigas foi efetuada.

Após sair de Salvador, o rei foi para o Rio de Janeiro, lá chegando em 08 de março de 1808, transformando a cidade em residência fixa da corte portuguesa. A chegada da família real ao Brasil e sua instalação no Rio de Janeiro trouxeram para a colônia o status de Reino Unido de Algarves. Coube à D. João instituir alguns ministérios, entre eles o da Guerra, da Marinha, da Fazenda e do Interior. Estabeleceu órgãos fundamentais para o bom andamento do governo, como o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a Junta Geral do Comércio e o Supremo Tribunal. As melhorias não foram só econômicas, mas também culturais e educacionais. A Academia Real Militar, a Academia da Marinha, a Escola Real de Ciências, de Artes e Ofícios, a famosa Academia de Belas-Artes e dois colégios de Medicina e Cirurgia, no Rio de Janeiro e em Salvador, foram algumas das contribuições recebidas com a vinda da realeza para o Brasil. Entre outras benfeitorias, pode-se citar a criação do Museu Nacional, do Observatório Astronômico, a Biblioteca Real - combinação de diversos livros e documentos que vieram de Portugal -, a estréia do Real Teatro de São João e o surgimento do Jardim Botânico.

O Rio de Janeiro passou por uma grande transformação, expandiu-se, ganhou chafarizes, para que houvesse fornecimento de água, pontes e calçadas, assim a realeza poderia caminhar despreocupadamente. Construíram-se ruas e estradas, e a iluminação pública foi instalada.

Enquanto o Brasil se vangloriava por ter deixado de ser colônia e o Rio de Janeiro se transformava na sede do reino, em Portugal a situação não era das melhores, o povo encontrava-se depauperado em consequência da guerra contra Napoleão e o comércio estava em decadência devido à abertura dos portos brasileiros.
Fonte: História Ilustrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário